domingo, 4 de outubro de 2009

(Annelida - do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural)
O habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos, a água doce ou a terra úmida.

Classificação dos anelídeos :
Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".

Oligoquetos

Apresentam poucas cerdas por anel. Não há parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção) nem cabeça diferenciada do restante do corpo.
O principal representante desse grupo é a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade, que é fundamental para a respiração cutânea.

Nesse animal, é visível o clitelo - um anel mais claro por onde os animais se unem na fecundação cruzada, trocando espermatozóides. Após a reprodução, cada um dos vermes libera no solo um casulo cheio de ovos. Alguns dias depois, saem desses ovos vermes jovens.

• O sistema digestório é formado por uma boca; um papo, que parece uma grande câmera; uma moela, por onde o alimento é triturado; um longo intestino, que termina no
ânus, situado no ultimo anel do corpo.
• O sistema circulatório é fechado, e nele o sangue circula dentro dos vasos. O sangue possui hemoglobina, o mesmo pigmento vermelho que nós, seres humanos, possuímos.
• O sistema nervoso é formado por células nervosas que coordenam várias funções do corpo.

A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do solo. Ela cava "túneis", atua como arado, aumentando a aeração e a circulação da água. Além disso, as suas fezes contêm, substâncias nutritivas que se misturam com a terra e agem como adubo, fertilizando o solo.

Poliquetos

Possuem muitas cerdas em cada segmento, ou seja, em cada anel. Cada anel tem um par de projeções laterais, os parapódios, no qual estão implantadas as cerdas.

Os poliquetos são carnívoros. Muitas vezes, são canibais, isto é, devoram outros poliquetos.

Aquetos

Os aquetos (também chamados hirudíneos) não possuem cerdas e apresentam ventosas, que ajudam na fixação e na locomoção.
Nesse grupo, está a sanguessuga. Ela é hermafrodita e vive em solo úmido e pantanoso ou em água doce. Existem também algumas espécies marinhas.
A sanguessuga chupa o sangue de outros animais pelas ventosas, mas também pode se alimentar de minhocas e de restos de animais. É de pequeno porte, o seu comprimento varia de 1 a 20 centímetros.

Características Gerais:

Os anelídeos são animais triploblásticos, ou seja, em seu desenvolvimento embrionário, formam-se três folhetos embrionários, que dão origem a todas as partes do seu corpo. São celomados (possuem uma cavidade corporal delimitada pelo mesoderma). Pelo celoma, circulam líquidos que facilitam a distribuição de materiais entre as várias partes do corpo. Na cavidade celomática, ficam alojados os órgãos do animal. Em toda a extensão do corpo, a maioria dos anelídeos apresenta cerdas, expansões de quitina que se projetam externamente à cutícula. Elas comportam-se como apêndices de locomoção ou de fixação ao substrato sobre o qual o animal se encontra apoiado.

Locomoção:

Como o próprio nome já sugere, são animais com o corpo todos segmentados, isto é, dividido em anéis. Na maioria dos anelídeos, observamos grossos fios de quitina que são chamados de cerdas. Estas se apresentam em feixes ou isoladas e são usadas para auxiliar na locomoção. Possuem ventosas para fixação. |

NUTRIÇÃO E DIGESTÃO - O sistema digestivo é completo e apresenta forma tubular. Os poliquetos são carnívoros e possuem mandíbulas para a captura de alimentos, que muitas vezes são outros poliquetos. As minhocas nutrem-se de vegetais em decomposição no solo. Apresentam tiflossolis (prega intestinal) que tem como função, aumentar a área de absorção do intestino. As sanguessuga possuem ventosas por onde sugam o sangue de vertebrados, sendo ainda necrófagas e predadoras de minhocas.

SISTEMA CIRCULATÓRIO - Consiste de uma série de tubos ou vasos sangüíneos (sistema circulatório fechado). O sangue é bombeado através de vasos sangüíneos para outros órgãos do corpo por cinco pares de arcos aorticos ou corações. O sangue é constituído por placas que contém amebócitos livres e hemoglobina dissolvida.

SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pode ser por meio de brânquias em alguns habitantes de tubos, ou pela epiderme onde o oxigênio penetra e é transportado pelo sangue para outras partes do corpo. De maneira semelhante o dióxido de carbono e é eliminado através da cutícula.

SISTEMA EXCRETOR - É constituído por unidades denominadas nefrídeos, que removem excretas do celoma e corrente sangüínea diretamente para o exterior. Cada segmento ou metâmero possui um par de nefrideos.

SISTEMA NERVOSO - (Do tipo gânglionar) em cada metâmero aparece um par de gânglio ligados entre si por uma comissura, e, com os metâmeros adjacentes, através de conectivos. Os dois gânglios do primeiro metâmero são mais desenvolvidos e constituem o cérebro; os demais gânglios aparecem dispostos centralmente, formando a cadeia nervosa central. Como elementos sensoriais aparecem células e órgãos sensitivos para o tato paladar e percepção de luz.

REPRODUÇÃO - Apresentam seres dióicos com os sexos separados e desenvolvimento indireto nas classes Archiannelida e Polychaeta, ou seres hermafrodita com desenvolvimento nas classes Oligochaeta e Hirudina.
A evolução indireta é feita através da larva Trocófora . Em geral os anelídeos possuem alta capacidade de regeneração .



CURIOSIDADES
As sanguessugas produzem uma substância chamada hirudina, que impede a coagulação do sangue. Por isso mesmo foram muito utilizadas no século XIX para provocar sangrias em pessoas com pressão alta. Várias sanguessugas, que podem ingerir várias vezes o seu peso em sangue, eram colocadas sobre o paciente.As minhocas atuam como verdadeiros “arados naturais”, construindo galerias subterrâneas, revolvendo o solo e, assim, aumentando sua aeração e a drenagem de água.Cresce em todo o mundo a minhocultura, ou criação de minhocas, com a finalidade de produzir humo para a agricultura. O humo de minhocas não tem cheiro forte e pode ser armazenado por vários meses sem perda de qualidade. As minhocas são também utilizadas para a fabricação de rações animais, pois são relativamente ricas em proteínas.
Os anelídeos apresentam uma metamerização homônoma. Não é apenas externa, refletindo-se também internamente, estando os metâmeros separados uns dos outros por septos mesodérmicos transversais e revestidos internamente por mesoderme. O tubo digestivo, os vasos sangüíneos e os cordões nervosos atravessam os vários segmentos. O sistema excretor é constituído por um par de nefrídios em cada segmento. Os anelídeos são animais vermiformes, caracterizados por apresentarem uma nítida segmentação ou metamerização externa e interna, incluindo músculos, nervos, órgãos circulatórios, excretores e reprodutores. A metamerização é tipicamente homônoma, apenas os dois primeiros e últimos segmentos aparecem com estruturas diferenciadas, os restantes são todos iguais. Permite um controle dos músculos, permitindo que cada parte do corpo se contraia independente da parte adjacente, formando ondas de contração.
Assim, a metameria é a divisão do corpo de animais em uma série longitudinal de unidades similares repetidas, que em cordados, anelídeos e artrópodes, que a apresentam está ligada à eficiência locomotora. Em alguns anelídeos a metameria é próxima do modelo ideal, ou seja, replicação por segmento de apêndices, músculos, nervos, vasos sangüíneos, celoma, sistema excretor e sistema reprodutor, mas em artrópodos se especializam e fusionam em regiões distintas (tagmas); em cordados é aparente apenas no esqueleto axial, vértebras, músculos e nervos, embora primitivamente outros órgãos sejam metamerizados. A metameria em uma forma com cavidade preenchida por líquido auxilia a locomoção peristáltica, pois ela impede que a pressão exercida pelos músculos seja dissipada pelo corpo todo. Os efeitos locais da musculatura em formas metamerizadas são mais vigorosos e assim mais eficientes, pois cada metâmero torna-se uma unidade de função especializada, notadamente para cavar, como nos anelídeos.

Conclusão :
Apesar de serem um pouco nojentos e de aparência estranha, essa classe de animais também tem a sua importância no nosso ecossistema e na nossa vida. As vezes, nós não percebemos, mas muitos desses animais nos ajudam de uma forma que sem eles, vários trabalhos não seriam bem feitos. Como as minhocas que ajudam na fertilidade do solo e também as sanguessugas que já foram do muita utilidade no século19, pra provocar sangrias em pessoas com pressão alta. Enfim, nós deveríamos ficar agradecidos a essas pequenas criaturinhas que nos causam náuseas, mas que nos ajudam tanto. E é sempre bom saber um pouco mais sobre tudo e esse blog está aqui pra ajudar.


Bibliografia
http://www.infoescola.com/biologia/anelideos-annelida/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anel%C3%ADdeo

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/anelideos.php

Um comentário:

  1. O trabalho ficou muito bom, com muitas informações relevantes. A conclusão, entretanto, está incompleta.
    O prazo está encerrado.

    ResponderExcluir